"A Orgia do Poder" de Pippo Russo, um livro crítico ao mundo das transferências, dos fundos e ... Jorge Mendes

"Quando um clube corta relações com Jorge Mendes, ou outro como ele, fico feliz"

O jornalista italiano Pippo Russo escreveu um livro sobre o mundo dos empresários do futebol, mais especificamente Jorge Mendes.

Pippo diz que: "Quando um clube corta relações com Jorge Mendes, ou outro como ele, fico feliz". Uma crítica ao que se passa nos negócios do futebol.

Recorde-se que Bruno de Carvalho, mal chegou ao Sporting, tratou de rever os contratos dos atletas leoninos para colocar a maioria dos passes na posse do clube.
O caso do contrato de Rojo foi um desafio de BdC à Doyen. Este caso corre em tribunal, mas o presidente mostrou uma atitude corajosa que, tanto pode perder, como ganhar.

BdC livrou-se de fundos e agentes

É este poder que BdC questionou quando reviu o contrato de Rojo. Pippo Russo também questiona isto no seu livro. Clubes como SLB e FCP parece que se conformam com a situação. Por exemplo o passe de Brahimi está metade nas Antas e o restante no fundo da Doyen. O Benfica é conhecido pelas boas relações que tem com Jorge Mendes e Pippo Russo utiliza o exemplo da transferência de Renato Sanches para o Bayern de Munique.



O Sporting CP não está sozinho em conflitos com a Doyen. Hazard, jogador do Chelsea, também disse não à Doyen, veja aqui.

Citando Pippo: «Há outras situações em que o dinheiro não vai totalmente para o clube. Por exemplo, no último verão, o Benfica vendeu Renato Sanches ao Bayern Munique por 35 milhões de euros, podendo chegar aos 80 milhões com bónus. Tudo bem, grande venda. Mas, se depois o Benfica gasta 12 milhões de euros para comprar os restantes 50% de Raúl Jiménez, quando já tinha gasto dez milhões nos primeiros 50%, e gasta outros 16 milhões de euros para comprar Rafa... Estou a falar de dois jogadores controlados por Jorge Mendes. A soma da compra desses dois jogadores é superior ao dinheiro recebido com a venda de Renato Sanches. O resultado é negativo, onde está a conveniência para os clubes?.»



Na anterior gestão de BdC Pippo refere que alguns negócios entre o SCP e Jorge Mendes não foram lucrativos para o clube. Este jornalista elogia a atitude dos verdes e já investiga há algum tempo os fundos de investimento ligados ao futebol. Segundo o italiano, a profunda influência de Jorge Mendes (e de outros actores extra-futebol) no mercado de transferências acaba, por vezes, a trazer menos benefícios aos clubes do que se pensa.

Citando Pippo: «Há a opinião geral de que Jorge Mendes ajuda os clubes a fazer boas vendas, mas temos de perceber para onde vai o dinheiro. Essa é a verdadeira questão. Por exemplo, o Sporting, sob a presidência de Bruno de Carvalho, descobriu que a relação com Jorge Mendes e com outros actores, como a Doyen Sports ou Pini Zahavi, não eram tão convenientes para o clube. O clube perde controlo sobre os seus jogadores. Perde soberania no que toca a decidir o seu próprio destino.»

«O que Bruno de Carvalho me disse foi que, quando foi eleito, encontrou uma situação em que o clube quase não tinha controlo sobre os seus jogadores. Por isso, a decisão de mudar completamente a estratégia económica e das relações com superagentes, entre os quais Jorge Mendes, foi a natural consequência da mudança de política do próprio clube. Na minha opinião, foi a escolha certa. Sonho com o dia em que o futebol internacional seja livre da presença desses actores, como Jorge Mendes, Mino Raiola, Pini Zahavi ou Doyen. Não sei se é uma utopia, talvez seja. Mas, quando vejo um clube a decidir cortar relações com Jorge Mendes, ou outro ator como ele, fico realmente feliz.».


Sporting isolado na "luta" contra os empresários e fundos

O Sporting é o único clube que se declarou contra a influência de fundos e agentes no mundo do futebol. BdC, qual Dom Quixote, foi o único que mostrou vontade de alterar o estado da situação. Mas Pippo Russo admite a existência de mais clubes com a mesma postura mas que ainda não a manifestaram oficialmente.

A versão portuguesa de “L’orgia del potere” vai surgir em 2017. Curiosamente o jornalista italiano deu uma entrevista ao canal Sporting. E as recentes notícias do futebol leaks também falam neste mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...