8 / 19
Como se expulsam jogadores do FCP sem tremer:

1 - Alex Teles  ;   2 - Maxi Pereira
15 / 19
Vídeo-estádio e Vídeo-árbitro:

1 - Repor a justiça   ;   2 - A primeira "vítima"

Inquérito: acha que o SLB corre o risco de descer de divisão devido ao "caso dos emails"?

A teia da Doyen

O Expresso divulgou mais informação da Doyen através do futebol leaks. Link do site do Expresso.

“Talvez precisemos de sanções mais fortes”

Entretanto o presidente da FIFA sobre o Football Leaks: “Talvez precisemos de sanções mais fortes”. Gianni Infantino diz ser necessária “uma reflexão profunda” na sequência das revelações do “Football Leaks”. “Se alguém não revela alguma coisa é porque pode ter algo a esconder. Ainda se pode fazer batota com os fundos no futebol”. Curiosamente em Inglaterra os fundos são proibidos.

Organigrama da estrutura da Doyen:



FCP pretende um regresso ao passado?



"Bullying" contra a imprensa?

O sindicato de jornalistas condenou declarações de Pinto da Costa. O comunicado do SJ "critica o FCP por estar a colocar em risco, por razões óbvias, os jornalistas identificados pelo seu nome profissional".

Após os desacatos no jogo contra o Chaves o SJ denuncia "falsas acusações contra jornalistas foram reproduzidas no dia seguinte, na 'newsletter' do clube".

E o mesmo SJ recorda que "há menos de um ano um repórter de imagem da Sport TV foi agredido por adeptos de cara tapada no exterior do Estádio do Dragão, tendo sido então proferidas ameaças contra os jornalistas que se encontravam no local". O SJ critica o clima de intimidação.

"Bullying" contra os árbitros?

Últimos 4 jogos do FCP contam com um registo impressionante de 3 expulsões



Será recorde nacional? É capaz. Depois do FCP ter batido os recordes de empates seguidos na Liga agora é bem capaz de ser novo recorde mas nas expulsões. Nos últimos 4 jogos do FCP registaram-se 3 expulsões e sempre para o mesmo lado, ou seja o adversário.

FCP 2 - Chaves 1: 1 expulsão no Chaves
Árbitro Vasco Santos

FCP 2 - Marítimo 1: 0 expulsões e "zumzum" de comentários no pós-jogo

Feirense 0 - FCP 4: 1 expulsão no Feirense
Árbitro Luís Ferreira

FCP 1 - SCB 0: 1 expulsão no Braga
Árbitro Carlos Xistra

Ainda a frontalidade de Toni após o dérbi da Luz com a "infeliz" arbitragem de Jorge Sousa



Toni não teve nenhuma vergonha em reconhecer que a arbitragem de Jorge Sousa durante o clássico da 2ª circular foi "infeliz" e que, por isso, acabou por ter alguma influência no resultado final do dérbi. São muito poucos os benfiquistas que conseguem reconhecer este facto. A maioria recusa-se a admiti-lo. Caso o árbitro tivesse apitado as 2 penalidades durante o jogo o resultado final poderia ter sido outro.

Toni parece que foi "amordaçado" por alguns benfiquistas depois das declarações que fez mas insiste: "limitei-me a ser intelectualmente honesto, da mesma forma que continuo e continuarei a ser diletantemente benfiquista" e acrescenta que "se cometi algum erro? Foi uma apreciação, jamais uma traição."

"Liga da Verdade" 2016/17 à 14ª jornada: grão a grão vai enchendo a galinha o papo

Assim vai a "Liga da Verdade" 2016/17 quando já se disputaram 14 jornadas. É surpreendente o facto de, até ao momento, o SLB não registar qualquer prejuízo com erros de árbitros. Pelo contrário é a equipa que mais beneficiou deles. Curioso também o número de pontos que o SCP já perdeu à custa de outros erros dos juízes. O caldinho já está a ficar bem cozinhado.





Quanto renderia Brahimi ao FCP numa transferência já em Janeiro?



Depois dos prejuízos recorde registados em 2015/16 as contas dos dragões ficaram em red alert. No relatório lia-se qualquer coisa como não venderam activos porque preferem alienar mais tarde com potencial de maximização de lucro. O mesmo que fez o SCP.

Mas o SCP concretizou o objectivo enquanto o FCP não vendeu, por enquanto, e na globalidade o potencial de maximização parece difícil de alcançar. Talvez o avançado André Silva seja mesmo a excepção.

No caso do SCP o encaixe financeiro realizado pela venda de activos como Slimani e João Mário permitiu maximizar o lucro e rendeu aos cofres leoninos quase a totalidade do valor das transferências, SEM NECESSIDADE DE PAGAR INTERMEDIÁRIOS.

Ou seja foi preferível vender Slimani e João Mário depois do Euro2016 uma vez que o lucro foi maior. No caso do FCP o encaixe financeiro com hipotéticas vendas agora em Janeiro não garante uma maximização de lucros, quando comparado com o final da época passada. Pelo contrário o valor de venda agora pode ser inferior uma vez que o rendimento abaixo do esperado e a titularidade inconstante de jogadores como Brahimi ou Herrera faz descer os passes.

Um exemplo de desvalorização que contraria a ideia de maximização de lucros

Depois de despedido no FC Porto, José Peseiro cai no SC Braga. E fica a receber 2 salários do norte?



José Peseiro foi despedido do Braga depois do clube arsenalista ter sido afastado da Taça ao perder em casa com o Covilhã por 1-2. O afastamento da Liga Europa também terá pesado na decisão de Salvador. Recorde-se que Peseiro também foi despedido recentemente do FCP antes da vinda de Espírito Santo.

Caricato ver um treinador cair em 2 clubes "aliados" do norte

Ficará Peseiro a receber 2 salários de FCP e SCB? Porto e Braga têm sido clubes aliados nos últimos anos com troca e empréstimos de jogadores. Mas a ascensão de Sporting e Benfica relegou os 2 clubes do norte para posições inferiores.

Aliás na última transferência sonante de Braga, Rafa foi parar à Luz em vez de rumar ao dragão. O Braga, actual detentor da Taça de Portugal, caiu num jogo contra uma equipa de divisão inferior.

Qual o candidato a melhor "mergulhador" na Liga portuguesa?

Temos 2 candidatos a melhor "mergulhador" na Liga portuguesa, que têm conseguido "cavar" vários penaltys aos árbitros. Autênticos mergulhos na piscina candidatos ao óscar:

Gonçalo Guedes (SLB) ?



André Silva (FCP) ?



A diferença entre estes 2 avançados é que um pedincha mais que outro. O avançado do FCP cada vez que cai na área fica sempre a reclamar, já Gonçalo Guedes é mais discreto.

Um exemplo de fair-play

Porque existem pessoas que temem o vídeo-árbitro



O escritor de sátiras comediantes, e sportinguista, José Pina resumiu bem esta questão num programa televisivo: "é a mesma coisa que um assaltante entrar num banco e detestar a presença das câmaras de vídeo que filmam tudo o que faz".

É a sensação de se estar a ser observado e escrutinado que causa mal estar aos detractores do vídeo-árbitro. A sua implementação em jogos já está a provocar algum incómodo a comentadores e canais desportivos, dado que vai permitir corrigir erros dos árbitros nos jogos em directo e acabar com o poder discricionário e tirano de alguns juízes.

Por isso já se começam a ouvir alguns "zunzuns" nos media portugueses que não estão a gostar da ideia do fim do poder absoluto dos árbitros. O fim deste poder está a originar uma campanha orquestrada contra o vídeo-árbitro para tentar condicionar a sua aplicação?

Acaso durante um amigável mostra que o vídeo-árbitro é uma mais valia

Toni, um raro benfiquista que sabe ser imparcial na análise à arbitragem de Jorge Sousa do dérby da 2ª circular



Toni é um raro benfiquista que não tem vergonha de reconhecer que o SLB foi beneficiado no dérby da Luz entre Benfica e Sporting 2016/17, onde deveriam ter sido assinaladas duas penalidades a favor do clube rival Sporting.

"Senti que o árbitro acabou por ter influência"

"Para Toni, o árbitro Jorge Sousa teve um dia mau..."Quando um árbitro chega ao final de um jogo e sente que teve influência no resultado, para ele é um dia infeliz. É ele o mais penalizado. Não analisei logo o jogo, mas, com as análises de alguns 'experts', senti que o árbitro acabou por ter influência no resultado" disse Toni. (in Record)

Sporting põe ponto final nas relações com o fundo Doyen



O processo de Rojo chegou finalmente ao fim com o esperado desfecho, ou seja o clube leonino terá de pagar o valor que se recusou a pagar mais juros. Nada de extraordinário uma vez que já foram feitas provisões financeiras nas contas da época passada para fazer face a este cenário e que não vão ter impacto nas contas deste ano.

O Supremo Tribunal da Suíça, como esperado, rejeitou o recurso apresentado pelo Sporting no processo que opunha o Sporting e a Doyen. Findo este imbróglio, que Bruno de Carvalho fez questão de lutar até ao fim mesmo sabendo que iria perder (qual Dom Quixote), o clube leonino deixa de ter jogadores ligados a este fundo.

Fim das comissões chorudas a fundos e empresários?

Sporting no topo da lista de bolas de ouro, por jogadores formados no clube



Depois da conquista de mais uma bola de ouro de Cristiano Ronaldo, o Sporting juntou-se ao Barcelona como clube com mais jogadores formados na cantera que ganharam a bola de ouro. Mas tem a diferença de contar com 2 jogadores - Figo e Ronaldo - enquanto os catalães contam apenas com Messi.

Quanto a clubes portugueses existe apenas mais um na lista com bola de ouro: o Benfica com Eusébio. Veja a lista:

A notícia de "comissões irregulares" do filho de Pinto da Costa é mentira?



O Expresso divulgou uma notícia acerca do futebol leaks em que o filho de Pinto da Costa é suspeito de receber comissões irregulares. Fica aqui a notícia divulgada através do observador:

"Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente do FC Porto, terá lucrado ilegalmente com a transferência de jogadores. Empresa do agente recebia comissões de ambos os clubes envolvidos nos negócios. O filho do presidente do FC Porto poderá ter recebido vários milhares de euros de forma ilegal pela transferência de jogadores do clube. A investigação do Football Leaks, a cargo da European Investigative Collaborations e publicada pelo semanário Expresso, divulga a existência de negócios com atletas, intermediados pela empresa do agente desportivo, em que Alexandre Pinto da Costa recebeu comissões pela compra e pela venda (ou empréstimo) do mesmo jogador: recebia dinheiro do clube que vendia (ou emprestava) e da equipa de destino do negócio."

Quais as dívidas das empresas de LFV e do SLB ao Novo Banco ex-BES (dez 2012) e Banif (jul 2015)?


Link

Nota positiva para o fut-voleiball da Luz



Segundo o jornal Record o observador Carlos Silva Coelho avaliou positivamente o trabalho do juíz portuense Jorge Sousa após o Benfica-Sporting. Recorde-se que neste jogo 2 lances, não assinalado pelo referido juíz, foram determinantes e que tiveram influência directa no resultado.

O lance da primeira penalidade não assinalada dá origem ao 1º golo encarnado. E posteriormente novo lance não assinalado. Os braços na bola de Pizzi e Nélson Semedo terão sido entendidos como fut-voleiball, uma nova modalidade descoberta na Luz, permitido somente na grande área encarnada?

UEFA desmente Benfica: não houve arquivamento do caso vouchers



A papagaiada veio toda a correr em vésperas do dérby a difundir uma notícia anunciada pelo SLB. Mas a UEFA já veio desmentir o facto. Todos os canais, TV, rádio falavam do mesmo na 6ª feira mas ninguém se deu ao trabalho de ir ver se era verdade. Tomaram aquilo como sendo verdade.

O Benfica lançou o boato em vésperas do dérby, numa jogada insidiosa para inflamar o adversário, mas a UEFA nega que tenha tomado uma decisão. Pelos vistos falamos de uma ... mentira?

"A UEFA disse hoje à agência Lusa não ter tomado uma decisão sobre a queixa do Sporting contra o Benfica no caso dos 'vouchers' oferecidos aos árbitros nos jogos da equipa principal e secundária de futebol dos 'encarnados'. "Não foi tomada qualquer decisão sobre este caso", disse hoje uma fonte do departamento de comunicação da UEFA, em resposta às perguntas da agência Lusa. (in DN)

Descoberta nova modalidade nos relvados da Luz: o fut-voleiball, com a "benção" do juíz Jorge Sousa (SLB 2 - SCP 1)



O dérby da 2ª circular deste domingo mostrou (mais) outra nódoa da arbitragem portuguesa. A arbitragem de Capela em outro dérby de há uns anos ainda está fresca na memória dos adeptos. Mas desta vez Jorge Sousa conseguiu superar a fasquia de Capela. Jorge Sousa um árbitro ... internacional.

Desta vez o escândalo foi gritante. Desta vez os comentadores desportivos não têm argumentos ou desculpas esfarrapadas para tentarem esconder o que sucedeu. Os analistas ex-árbitros até foram unânimes: neste jogo o SLB foi claramente beneficiado já que ficaram dois penaltys por marcar. E no 1º penalty não marcado deu origem ao 1º golo do jogo.

Nova regra na arbitragem dos relvados portugueses: jogar voleiball na área vermelha

Rui Vitória intempestivo após derrota em casa com o Nápoles


O treinador do Benfica mostra-se demasiado agressivo na conferência de imprensa após a derrota com o Nápoles. O low-profile parece que desapareceu. Rui Vitória ameaçou mesmo sair

Clubes portugueses prejudicados por arbitragens europeias, já adepto do Atlético decide processar UEFA e árbitro



Portugal perseguido para descer no ranking da UEFA?

Na última jornada da liga dos campeões e da liga europa Braga e Sporting têm claras razões de queixa das arbitragens por penaltys não assinalados e que poderiam valer a passagem nas provas. O Sporting foi escandalosamente prejudicado pelo árbitro contra os polacos. Pese embora os leões não tenham feito um jogo famoso, o que é um facto é que o árbitro fechou os olhos a um lance polémico na grande área polaca e que poderia alterar o rumo do jogo. Nesse lance um jogador polaco toca uma vez com a mão na bola e na mesma jogada, de seguida, novamente outro jogador polaco a tocar mas agora com o braço na bola. Já não bastaram as más arbitragens contra Dortmund e Real para afundar mais os leões.

Penaltys claros não marcados a favor de equipas portuguesas nas competições europeias

Futebol leaks: astros do futebol investigados pelo fisco e justiça espanhola



Os primeiros casos

Primeiro surgiu o caso de Messi, que pagou o que devia ao fisco espanhol incluindo coimas, safando-se à prisão. Seguiram-se Mascherano e Xabi (todos do Barcelona). Depois foi a vez de Mourinho que também já pagou. Agora surgiram os casos de Neymar e Etoo que continuam a ser investigados pelo mesmo fisco espanhol.

Recentemente foram divulgados nos noticiários os nomes de Ricardo Carvalho, Radamel Falcão, CR7, Coentrão, e Pepe. Jorge Mendes é ou foi agente de alguns destes astros do futebol. O Expresso em parceria com o "Der Spiegel", o "El Mundo" e o "Sunday Times" através da European Investigation Collaborations, divulgou informação sobre o Futebol leaks. Aqui ficam alguns trechos:

"Esquemas de offshores de clientes de Jorge Mendes para não pagar impostos. Ronaldo investigado pelo fisco espanhol. Mourinho já pagou tudo.

Fisco espanhol investiga CR7 por não declarar rendimentos de direitos e imagem. 150 milhões desviados desde 2009 para offshores. Gestifute garante que está tudo em dia. Mas falta o desfecho do processo.

Mendes e os seus "bons amigos"

Quais os jogadores actualmente representados por Jorge Mendes nos três grandes



Jorge Mendes é empresário de jogadores em vários clubes europeus, não só em Portugal. Com o caso Futebol Leaks a revelar informação importante ao público será normal que se vejam transferências entre estes emblemas e os clubes portugueses com tanta frequência?

Veja quais os jogadores actualmente representados por Mendes nos 3 grandes de Portugal (divulgado no tempoextra da SIC):

TAD decide arquivar recurso do SLB no caso vouchers: não houve insinuação ofensiva de Bruno de Carvalho



Estão em causa declarações de Bruno de Carvalho sobre o caso vouchers no programa da TVI. O SLB considerou que as declarações proferidas pelo presidente leonino no referido programa televisivo foram lesivas da honra e reputação do clube da Luz. Mas o Tribunal Arbitral do Desporto não considerou assim e decidiu arquivar o recurso benfiquista.

Bruno de Carvalho limitou-se a apresentar factos e alguns concluíram, erradamente, que se tratou de uma insinuação ofensiva ao nome do clube, de modo a tentar censurar e calar a realidade dos mesmos factos. Parece que no futebol alguns ainda têm saudades dos tempos de Salazar, dos tempos do lápis azul e da censura à liberdade de expressão.


Golos anulados a Coates e Dost: situações semelhantes no passado mas com critérios distintos



No último jogo entre Sporting e Setúbal o árbitro Rui Costa decidiu invalidar dois golos limpos a Coates e Dost. Clube prejudicado? Os leões. Estes dois lances são muito semelhantes a outras situações que já ocorreram no passado em outros jogos mas com os árbitros a terem critérios distintos quando os papéis se invertem, ou seja aí já validaram os golos. Veja os exemplos.

Afinal quais são os critérios dos árbitros? Lances semelhantes com juízos distintos. Quais as diferenças?

Análise FCP 1 - SCB 0: dragões "amparados" em momento desesperante?



O jogo entre FC Porto vs SC Braga prometia ser de nervos à flor da pele. E foi. A equipa dos azuis e brancos efectuaram 30 remates e apenas um deles foi parar ao fundo da baliza. Mas este jogo teve vários casos. Primeiro há a destacar o penalty marcado a favor do FCP que é forçado e a consequente expulsão do jogador do Braga acaba por ser uma decisão errada. O FCP foi beneficiado neste lance que permitiu aos dragões jogarem mais de metade do jogo em superioridade numérica contra 10.

No futebol não há justiça, ganha quem marca - com ou sem benesses

Tal como no jogo de Alvalade contra o Sporting, tal como no jogo contra o Benfica, os jogadores azuis tentaram cavar várias faltas mas desta vez o árbitro foi permissivo. Nem com o "presente" do penalty o FCP lá chegou. Sentiu muitas dificuldades. Falhou o penalty e o golo só apareceu nos descontos, no minuto 95, numa altura em que o jogo já devia ter acabado. O FCP pode agradecer a arbitragem de Xistra, já que com o empate corria o sério risco de descer para 5º lugar.

"A Orgia do Poder" de Pippo Russo, um livro crítico ao mundo das transferências, dos fundos e ... Jorge Mendes

"Quando um clube corta relações com Jorge Mendes, ou outro como ele, fico feliz"

O jornalista italiano Pippo Russo escreveu um livro sobre o mundo dos empresários do futebol, mais especificamente Jorge Mendes.

Pippo diz que: "Quando um clube corta relações com Jorge Mendes, ou outro como ele, fico feliz". Uma crítica ao que se passa nos negócios do futebol.

Recorde-se que Bruno de Carvalho, mal chegou ao Sporting, tratou de rever os contratos dos atletas leoninos para colocar a maioria dos passes na posse do clube.
O caso do contrato de Rojo foi um desafio de BdC à Doyen. Este caso corre em tribunal, mas o presidente mostrou uma atitude corajosa que, tanto pode perder, como ganhar.

BdC livrou-se de fundos e agentes

Novo estádio dos Barreiros inaugurado com uma vitória do Marítimo sobre o Benfica



Colocámos aqui um post sobre as declarações do treinador do Marítimo antes da recepção ao Benfica e o tom meio conformista e derrotista que fazia antever novo desaire maritimista. Mas o treinador do Marítimo e a sua equipa redimiram-se da derrota pesada na Taça contra o Benfica e fizeram um brilharete em novo jogo contra os encarnados.

Depois da derrota copiosa por 6-0 contra o Benfica, a contar para a Taça, desta vez o Marítimo conseguiu superar as águias e venceu por 2-1. Desta vez a equipa maritimista deu uma boa réplica com excelente exibição do sector defensivo e do seu guarda-redes.

Este jogo marcou a inauguração do novo estádio dos Barreiros e vai ficar para a história com uma vitória sobre os encarnados. Curioso que também antes deste jogo importante Alberto João Jardim, ex-governador da ilha e que ajudou a financiar o custo da obra do estádio, fez uma declaração provocadora dizendo que "o Marítimo é uma nação e o Benfica um clube de bairro".

"Ó Vasco tás a gozar pá?" (*)

Discurso do treinador do Belenenses após vitória dos azuis do Restelo sobre o Benfica por 1-2 em futsal


Belenenses ganhou ao Benfica e na Luz por 2-1 em futsal. Os golos dos azuis do Restelo foram marcados no final do jogo. O Sporting segue em primeiro lugar e conta com um jogo a menos no campeonato.

Curioso o discurso do treinador do Belenenses. Critica o treinador adversário que tenta retirar mérito ao Belenenses e fala ainda das alegadas queixas injustificadas dos encarnados.

Contas do 1T da época 2016/17: Sporting CP com lucro recorde



As contas do final da época 2015/16 podiam ter sido positivas para o Sporting e FC Porto, mas estes clubes optaram por não efectuar vendas de passes de jogadores no final da época para obterem um retorno maior no futuro, uma vez que se aproximava o Euro2016. Uma venda "à pressa" significava lucros momentâneos nas contas no final da época, mas significaria um lucro menor caso fosse feito num período de tempo posterior.

Pelo contrário o SL Benfica efectuou um venda "à pressa" de Renato para poder "abrilhantar" as suas contas. Mas coloca-se a questão: se o SLB tivesse vendido Renato depois do Euro2016 o encaixe financeiro não teria sido maior? O SLB alguma vez pensou que a selecção pudesse conquistar o Euro? Aos dirigentes encarnados se calhar nunca lhes passou pela cabeça que algum dia a selecção, maioritariamente constituída por jogadores formados em Alcochete, pudesse almejar erguer o troféu.

Preferível vender mais tarde com um lucro maior do que embelezar contas para encher capas de jornais

Discurso "derrotista" do treinador do Marítimo na véspera de receber o Benfica



A exibição do Marítimo diante o SL Benfica, a contar para a Taça de Portugal, não foi má. Foi medíocre. A derrota por 6 golos sem resposta mostra que a qualidade de jogo do Marítimo ficou ao nível de uma equipa de escalão inferior. Neste jogo os insulares fizeram um passeio pelo continente. Até equipas da divisão de honra conseguiram dar uma melhor réplica, como o Praiense.

Se a exibição deste jogo foi medíocre agora o discurso do treinador do Marítimo, na véspera de receber o Benfica para o campeonato, é fraco e pouco motivador para a sua equipa. É estranho que o treinador dos insulares mostre um espírito "derrotista" e de conformismo na véspera de um jogo importante que deveria motivar os seus jogadores. O treinador do Marítimo não diz que o objectivo da sua equipa é pontuar. Diz antes que "espera que o Benfica esteja num dia menos bom". Quase que dá a entender que vai jogar para perder por menos golos do que no último encontro entre estas duas equipas.

Está o Marítimo assim tão mal para não mostrar um mínimo de ambição e demasiado respeito?