Inquérito: confia em algum destes programas de debate futebolístico?

O jornalista fofinho, o jornalista manhoso, e o jornalista isento: comparação das dívidas de SLB e SCP



Antes de irmos ao assunto, primeiro vamos distinguir os vários tipos de jornalistas que existem nos media.

O jornalista fofinho e simpático

É aquele tipo que pinta a notícia de cor de rosa para não ferir determinadas susceptibilidades. Uma espécie de jornalista que faz lembrar o Estado Novo de Salazar, antes do 25 de Abril, onde o respeitinho pela ditadura prevalece. É especialista em omissões e esconder factos, que pensa que ainda vive no século XX quando não existia internet nem acesso à informação.

O jornalista manhoso e de pedra na mão

O jornalista manhoso é aquele que muitos adeptos leoninos conhecem, que deturpa a verdade. É o intriguista e insidioso, especialista em inventar cenários com o intuito de atingir terceiros. Uma espécie de jornalista que não consegue despir a camisola do clube que veste ou do lobby que representa, ou obedece às ordens do chefe quando exerce a sua profissão, violando constantemente o código deontológico.

O jornalista isento

Uma espécie em vias de extinção no seio dos jornalistas. Para este tipo de jornalista não basta dar uma notícia, é necessário pesquisar a sua fonte, e aquilo que está por detrás da sua origem. Um tipo de jornalista que preocupa-se em dar notícias com pés e cabeças e sem olhar aquilo que representa.

Um exemplo de jornalista manhoso

Agora que foi feita a apresentação dos vários tipos de jornalistas vamos ao que interessa. Aqui há uns tempos surgiu uma notícia que dizia qualquer coisa como "foi perdoada dívida do SCP", depois de feita a reestruturação da dívida do SCP por Bruno de Carvalho junto da banca. Estamos aqui perante um exemplo de jornalista manhoso. Manhoso porque reestruturar uma dívida não é sinónimo de perdoar. Estender os prazos ou diminuir os juros não é perdoar ou apagar uma dívida.

E um exemplo de jornalista fofinho

Na sequência deste tema surgiu também recentemente uma notícia que dizia que o SLB vai emitir nova dívida através de obrigações de 50 milhões de euros. Diz também que será para pagar a dívida junto da banca e aliviar a pressão dos prazos de pagamento, com a maturidade a ser prolongada no tempo. Diz que isto irá melhorar o cenário do calendário de amortizações de dívida do SLB. É possível que sim. Mas quem lê este artigo de um jornalista fofinho fica com a sensação que é (mais) uma jogada de mestre do seu presidente. O tal mestre das jogadas que pôs o clube com a 2ª maior dívida na Europa em 2015.

Esta operação emitirá nova dívida para trocar de credores. Mas se o credor é a banca ou um privado isso é irrelevante uma vez que a dívida total, ao que parece, mantém-se gigante. Ah e os juros das obrigações parece que são altos. E a pergunta que se coloca é esta: então mas foi o SLB que tomou esta iniciativa ou assim o foi obrigado? Vamos ajudar o sr. jornalista fofinho a puxar pela cabeça: os bancos fecharam a torneira aos clubes porque o BCE (Banco Central Europeu) assim o obrigou.

O BCE exige que a banca portuguesa reduza a exposição de dívida junto de clubes de futebol e ... construtoras. Ah e não se esqueça sr. jornalista, parece que o presidente deste clube também tem dívidas gigantes de empresas ... construtoras. Que coincidência não? Isto ajudará o sr. jornalista fofinho a abrir os olhos e a perceber o porquê disto tudo. Agora o sr. jornalista já percebe porque é que o SLB tem necessidade recorrente de vender jogadores. Afinal isto não é ideia de um génio da lâmpada.

Este caso é também outro exemplo de jornalista manhoso. E porquê? Porque a pergunta que se faz é esta: então se há pouco diziam que a reestruturação da dívida do SCP era um perdão de dívida, este caso recente do SLB não é outro cenário de perdão? Ah espere o clube já é outro...pois é isso sr. jornalista.


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOTA: não serão aceites insultos, difamações e especulação propagandista. Comentários podem demorar um ou mais dias até serem validados e publicados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...